sábado, 2 de março de 2013

“O transporte alternativo aqui está mangueado” Foi o que disse o cidadão na AP

IMG_6705A Audiência Pública proposta pelo vereador Nivaldo Dórea-Neguinho-PCdoB, para discutir os pontos do Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, no qual o Ministério Público exige que em 45 dias a Cooperativa e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Trasnportes-SETRANS encontre e apresente soluções para o correto funcionamento do sistema, aconteceu na Câmara municipal e contou com um grande número de pessoas representando vários bairros do município, entidades Sociais, Polícia Militar-Através do Major Átila do Carmo, do Secretário de Transportes, Denison Santos e vários permissionários.



Após a abertura e composição da mesa, todos os vereadores fizeram questão de parabenizar o vereador Nivaldo Dórea-Neguinho-PCdoB pela decisão de solicitar a audiência, etapa que foi considerada demorada pela grande maioria do público.



Em seguida foi apresentado um vídeo produzido pela Câmara, com depoimentos de vários cidadãos, falando das condições de higiene, horários, qualidade, desrespeito aos idosos e portadores de deficiências quando os mesmos precisam usar os ônibus. Segundo um dos entrevistados, o transporte está “mangueado” e teve até que pedisse a volta das velhas vans.

Assim que foi franqueada a palavra aos vereadores todos foram unanimes em reconhecer que o sistema precisa de melhorias, apesar dos problemas constantes no TAC, assumindo uma postura contrária à vinda de uma empresa para explorar as linhas, o que pode se tornar realidade, caso os prazos e medidas estipuladas pelo MP não sejam cumpridos.

Demonstrando profundo conhecimento do assunto, o vereador João Contador-PDT, alertou o Presidente da COOTASF- Eliel Prazeres, sobre a batata-quente que ele tem nas mãos e que é preciso levar o assunto com a maior seriedade possível, sob pena de grandes prejuízos a várias famílias do município que dependem diretamente da renda gerada pelo sistema.

O vereador Arnoldo Simões-PRB, relatou sua experiência profissional como ex-despachante em empresas de transportes, e que usou por alguns dias, os ônibus da COOTASF para entender como está de fato o funcionamento do sistema, o vereador declarou que percebeu falhas primárias e graves nos vários trajetos que ele percorreu e apontou como causa a falta de técnicas e conhecimento profissional, dos vários profissionais envolvidos.

Os vereadores Jailson-JAJAI-PP e Everton Paim-PSD, lembraram do esforço do prefeito Eduardo Alencar e dos investimentos da ordem de 8 milhões para viabilizar a troca das vans pelos micros e que há sim a necessidade de melhorar e que estão prontos ajudar os permissionários no que for necessário para se encontrar soluções.



O representante da comissão do movimento estudantil-Carlos Eduardo relatou um trecho da sua vida quando ele era cobrador em uma Kombi do seu pai, enfatizando as varias artimanhas dos cobradores e motoristas, na busca para garantir a lotação dos veículos nos trechos que eram disputados quase a tapas e de forma capitalista e individualista.
A representante do deficientes físicos e Presidente da ADESF-Associação dos Deficientes Físicos de Simões Filho, Maria Luíza foi direto ao ponto declarando que “tá tudo errado e os culpados somos nós”, e que é preciso encarar os problemas de frente para encontrar as soluções necessárias.



Quando a palavra foi franqueada ao público, algumas colocações foram feitas de modo emocional e fora do foco. A primeira pessoa a se pronunciar se limitou apenas em dizer que a população não pensa nos permissionários e perguntou diretamente aos vereadores por que eles não convocam uma audiência pública para falar sobre a Empresa Litoral Norte, neste momento, o presidente Joel Luiz-PT utilizando de habilidade e diplomacia, esclareceu que os dois casos são distintos e de alçadas diferentes e que é válida a proposta de discutir os serviços prestados pela Litoral Norte, mas o momento não seria aquele.

As falas se seguiram até que os vereadores Pedro da Kombi e Mirian Prazeres foram criticados por não estarem na Comissão Permanente de Transportes eleita na última sessão ordinária

que aconteceu no dia 26, última terça-feira. A presença dos dois vereadores seria, segundo a acusação, uma posição óbvia por serem eles, legítimos representantes dos permissionários. Na troca de farpas, também foi citado o nome do radialista Roque Santos o qual, em seu programa matinal diário, faz duras críticas aos dois vereadores e a todo o sistema de transportes e que segundo o vereador Pedro da Kombi, é munido com informações passadas por pessoas maldosas, que não conhecem sua história de vida e seu trabalho no município.

A vereadora Miriam fez questão de esclarecer que ela foi candidata na eleição para compor a comissão, mas não foi eleita, tornando assim, segundo ela, a acusação injustificada e feita por quem não acompanha as sessões da Câmara todas as semanas.

Percebendo que a coisa estava descambando para uma disputa entre usuários, permissionários e vereadores, o Presidente da casa Joel Luiz, pediu permissão ao vereador Nivaldo- Neguinho, para explicar e ler as primeiras páginas do TAC do MP, para esclarecer a todos o verdadeiro objetivo da audiência.



Um ponto que poucos atentaram, foi quando o representante da empresa PAIT Consultores-Antony Souza, (www.paintconsutores.com), se apresentou e declarou que a empresa, tem grande interesse e proposta para uma Parceria Público Privada-PPP com a cooperativa e que, a empresa poderá arcar com toda a estrutura e investimentos necessários para levar o sistema de transporte de Simões Filho a um patamar que atenderá as futuras necessidades da população. Não se notou qualquer demonstração de interesse por parte do presidente da COOTASF em relação a PPP posposta pela PAIT.



Próximo do final, o ex-secretário de desenvolvimento econômico-Aderbal Menezes, sintetizou que todas as reclamações estão em torno de pontos que podem ser resolvidos com levantamentos e estudo de viabilidade econômica de todo o sistema e, a capacitação e qualificação de todos os profissionais que operam o sistema. Na opinião de algumas pessoas que detêm conhecimento técnico e que estavam presentes no evento, A cooperativa tem uma estrutura profissional, mas é operada por amadores.

Por: Página Simões Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário