A Busologia


Busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobbie, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistemas de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias. A busologia desenvolve-se a partir das atividades de colecionismo, desenhos, pinturas e fotografias, além de encontros, exposições e debates ligados ao ônibus. Estima-se cerca de 45 mil adeptos da prática no mundo todo, sendo 13 mil destes apenas no Brasil. A internet cada vez mais vem difundindo o hobbie, por favorecer o encontro de fãs de ônibus em listas de mensagens, fóruns e comunidades virtuais.

A utilização do ônibus no transporte público brasileiro contribui bastante com as dimensões do hobbie no país. Talvez pela presença frequente do ônibus e o grande número de fabricantes atrai bastante a curiosidade das pessoas acerca dos veículos, empresas e sistemas de transportes. No entanto, a prática ainda é vista com estranheza pelas demais pessoas. Talvez isso seja reflexo dos problemas enfrentados diariamente no transporte brasileiro. Contudo, as pessoas devem conscientizarem-se de que os ônibus não tem culpa da situação, e sim a empresa ou sistema no qual ele está inserido, cabendo à população procurar fazer as suas reclamações a órgãos competentes, e não ter um verdadeiro "ódio" por estes veículos, destinados a facilitar a mobilidade nas cidades.

As pessoas não pensam igualmente, e todos as formas de pensar merecem respeito. Como qualquer outra prática benéfica, a busologia merece ser respeitada, e seus adeptos vistos não como lunáticos, mas como conhecedores do setor, com potencial para fazer críticas e sugestões para cada vez mais melhorar o transporte brasileiro.

Por: Sf Bus

Referências: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Busologia>, acessado em 16.jan.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário