Hoje no ponto de ônibus esperei mais de 40 minutos por um micro-ônibus para Cova da Gia. Quando ele finalmente chegou, a hora da raiva: Veio um outro logo atrás com o mesmo destino.
Perguntei à cobradora a respeito dos horários, e ela me informou que ainda estava vindo um terceiro micro atrás. E minha surpresa foi quando ela disse que os micros tinham sim horário, mas o problema então seria que cada um estava vindo de um canto. Ou seja: Um micro sai do cristo rei, outro do Oitizeiro e outro do guerreiro, com destino à Cova da gia. E no centro da cidade os três se encontram. Resultado: Demora bastante para passar um micro, e quando passa, vem dois ou até mesmo três em "comitiva".
Está aí o problema número um do transporte na cidade: O excesso de linhas. Isso parece ser bom, mas basta analisar a situação para concluir o inverso.
Por exemplo, temos as linhas Cristo Rei X Cova da Gia, Oitizeiro X Cova da Gia e Guerreiro X Cova da Gia (e podem ter muitas outras). E se fosse criada apenas uma única linha para Cova da Gia ( Rodoviária X Cova da Gia) e outras tipo Rodoviária X Cristo Rei, Rodoviária X Oitizeiro e Rodoviária X Guerreiro, por exemplo e integrassem essas linhas? A princípio pareceria prejuízo: Seria criada mais uma linha. Mas, vale considerar que, se houvesse integração, as linhas como Cristo Rei X Ceasa, Oitizeiro X Ceasa e Guerreiro X Ceasa dariam lugar a uma única linha (Rodoviária X Ceasa), e as linhas para os outros bairros citados já existiriam e estariam integradas. Compreendeu? Já seriam duas linhas a menos (só no exemplo da Ceasa). E a integração é algo que pouca gente sabe, mas já existe na cidade (ou pelo menos na teoria). desta forma, poderia se fazer um melhor aproveitamento dos veículos que já se tem. Veja na tabela abaixo:
Por exemplo, temos as linhas Cristo Rei X Cova da Gia, Oitizeiro X Cova da Gia e Guerreiro X Cova da Gia (e podem ter muitas outras). E se fosse criada apenas uma única linha para Cova da Gia ( Rodoviária X Cova da Gia) e outras tipo Rodoviária X Cristo Rei, Rodoviária X Oitizeiro e Rodoviária X Guerreiro, por exemplo e integrassem essas linhas? A princípio pareceria prejuízo: Seria criada mais uma linha. Mas, vale considerar que, se houvesse integração, as linhas como Cristo Rei X Ceasa, Oitizeiro X Ceasa e Guerreiro X Ceasa dariam lugar a uma única linha (Rodoviária X Ceasa), e as linhas para os outros bairros citados já existiriam e estariam integradas. Compreendeu? Já seriam duas linhas a menos (só no exemplo da Ceasa). E a integração é algo que pouca gente sabe, mas já existe na cidade (ou pelo menos na teoria). desta forma, poderia se fazer um melhor aproveitamento dos veículos que já se tem. Veja na tabela abaixo:
Como
está agora
|
Como
seria com a mudança
|
Cristo Rei X Cova da Gia
|
Rodoviária X Cova da Gia
|
Oitizeiro X Cova da Gia
|
Rodoviária X Ceasa
|
Guerreiro X Cova da Gia
|
Rodoviária X Cristo Rei
|
Cristo Rei X Ceasa
|
Rodoviária X Oitizeiro
|
Oitizeiro X Ceasa
|
Rodoviária X Guerreiro
|
Guerreiro X Ceasa
|
|
Total
de linhas: 6
|
Total
de linhas: 5
|
Talvez seja esse o maior problema do transporte aqui, pois quando havia apensa a linha Cova da Gia X Rodoviária, o tempo médio de espera era bem menor. Então vale a pena tentar, mas acho que já está na hora de acertar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário